A criolipólise é um procedimento relativamente novo no campo da modelagem de uma bela figura. Também conhecida como lipoaspiração criolipolítica ou simplesmente “CoolSculpting”, essa técnica baseia-se no princípio do uso de baixas temperaturas para reduzir os depósitos de gordura em áreas específicas do corpo.
O que a criolipólise envolve
O procedimento de criolipólise envolve o uso de uma máquina especial que resfria uma área selecionada do corpo a uma determinada temperatura, o que causa a morte das células de gordura. As células de gordura são então gradualmente destruídas e eliminadas do corpo naturalmente por meio do sistema linfático.
- Os benefícios da criolipólise incluem a não necessidade de cirurgia, o período de recuperação mínimo ou inexistente e a capacidade de atingir com precisão áreas específicas do corpo. Entretanto, os resultados podem não ser visíveis até semanas ou meses após o procedimento, pois o corpo precisa de tempo para remover naturalmente as células de gordura destruídas.
É importante lembrar que a criolipólise não substitui um estilo de vida saudável que inclua nutrição adequada e exercícios regulares. Ela pode ser um complemento útil aos exercícios e à dieta para aqueles que estão tendo dificuldade em reduzir determinados depósitos de gordura. É importante consultar um médico qualificado antes de se submeter ao procedimento.
Efeitos da criolipólise no corpo humano
A criolipólise afeta o corpo humano concentrando-se principalmente nas células de gordura. Veja como ela funciona:
Redução de gordura
O procedimento de criolipólise utiliza baixas temperaturas para resfriar as células de gordura em áreas específicas do corpo. Isso faz com que elas congelem e se decomponham gradualmente.
Apoptose das células de gordura
Após o tratamento a frio, as células de gordura iniciam o processo de apoptose, que é a morte celular programada. O corpo então remove naturalmente essas células mortas ou danificadas dos tecidos.
Danos mínimos aos tecidos circundantes
Uma das vantagens da criolipólise é que ela é que ela tem como alvo apenas as células de gordura, minimizando os danos aos tecidos circundantes, como pele, músculos e nervos.
Remoção natural dos produtos de decomposição das células de gordura
As células de gordura destruídas são gradualmente eliminadas do corpo por meio do sistema linfático e processadas pelo fígado.
Melhoria dos contornos corporais
Uma vez que as células de gordura são destruídas e removidas do corpo, isso pode levar a uma redução no volume das áreas tratadas, o que, por sua vez, melhora os contornos do corpo.
Esse é um procedimento geralmente considerado seguro, com riscos e efeitos colaterais mínimos. Entretanto, como em qualquer processo médico, complicações raras são possíveis. É importante consultar um médico qualificado antes de se submeter à criolipólise.