Por que limpar, tonificar e hidratar a pele antes da maquiagem?

Antes de qualquer produto de maquiagem, os cuidados diários com a pele do rosto são os primeiros passos para conquistar a make perfeita. A rotina de beleza inclui limpeza, tonificação, hidratação e proteção. Confira as dicas para garantir uma pele bem cuidada e a maquiagem que dura mais.

Limpeza: Sabia que existe um jeito certo de limpar a pele, de acordo com o tipo dela? Claro que, se sua pele for oleosa ou mista, os produtos serão diferentes de quem tem pele seca, por exemplo. Por outro lado, existe uma regrinha básica que vale para todos os tipos de pele: Prefira lavar o rosto com água fria, pois a água quente resseca e estimula a produção das glândulas sebáceas.

Indicada para todos os tipos de pele, a Espuma Limpeza Suave, de Chronos, remove suavemente as impurezas, formando um filme delicado sobre a pele, deixando-a macia. Se sua pele for oleosa ou mista, experimente usar o Sabonete Gel Limpeza Profunda, de Chronos. Com textura que não deixa a pele mais oleosa e ácido salicílico, ajuda a controlar a oleosidade durante o dia. Para peles normais ou secas, o ideal é procurar produtos que promovam a limpeza, mas não removam as barreiras naturais do rosto. O Sabonete Creme Limpeza Hidratante, também de Chronos, é uma boa sugestão para a limpeza desse tipo de pele.

Modo de uso: Lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, sempre com água fria.

A segunda etapa da rotina é tonificar a pele, para eliminar as toxinas, equilibrar o pH e potencializar os efeitos dos produtos seguintes, sejam eles antissinais ou hidratantes. Se sua pele for mista a oleosa, invista no Tônico Detox Adstringente, de Chronos, pois ele mantém a oleosidade sob controle e ajuda no tratamento da acne. Já o Tônico Detox Hidratante, também de Chronos, é perfeito para garantir a maciez de peles normais a secas, já que estas demandam mais hidratação, e a sensação de repuxamento fica bem longe. 

Dica: Para tonificar a pele, após a limpeza, use um algodão e espalhe no rosto e no pescoço. Não precisa enxaguar, mas aguarde alguns minutinhos antes de seguir para o próximo produto. Isso dá o tempo para a pele absorver e garantir a eficácia dos ativos.

Hidratação: Um dos maiores mitos dos cuidados diários com rosto é que, se a pele for oleosa ou mista, não é necessário passar hidratante. Independentemente do seu tipo, a hidratação é um passo importante para conquistar uma pele perfeita com maquiagem, evitando que ela fique craquelada ou não fixe bem. Para escolher o melhor hidratante para você, fique de olho na textura deles: ser em creme, gel ou loção pode fazer toda a diferença no resultado final. Depois de limpar e tonificar, aplique seu hidratante preferido com movimentos circulares, presenteando-se com uma massagem facial. Espere o produto secar para passar para a proteção solar.

Fato: Hoje em dia, além da proteção contra os raios UVA e UVB, também precisamos cuidar de outros fatores externos que podem prejudicar a cútis, como a poluição e o combate aos radicais livres. Pensando nisso, você pode optar por um produto que seja multifuncional, como o Fluido Multiprotetor FPS 50, de Chronos. Ele não só tem alta proteção contra os raios solares mas também contra poluição, stress e envelhecimento precoce. 

Dica: Assim como os outros produtos da sua rotina, o protetor também deve seguir as necessidades do seu tipo de pele.

Produtos Multifuncionais: Além da rotina de limpeza, tonificação, hidratação e proteção, é importante manter a pele limpa mesmo no dia a dia. Por isso, produtos que cumprem mais de uma função facilitam a rotina, principalmente fora de casa. A indicação é procurar por produtos que sejam para todos os tipos de pele, como o Demaquilante Bifásico e a Água Micelar Purificante, ambos de Chronos.

Para levar na bolsa e poder dar aquele retoque na pele depois do almoço ou antes de um jantar, experimente o Lenço de Limpeza Dupla Face, de Tez. Com o lado macio, você limpa o rosto e o pescoço, enquanto o lado esfoliante ajuda a remover as células mortas. Prático, não?

Agora vamos recapitular os 7 passos dos cuidados diários com a pele do rosto:

  1. Limpar o rosto com o sabonete específico para seu tipo de pele duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite, sempre com água fria.
  2. Elimine as toxinas do dia a dia com a etapa de tonificação, usando um tônico facial adstringente ou tônico facial hidratante, caso sua pele seja seca.
  3. Não importa seu tipo de pele: a hidratação é uma etapa fundamental. Escolha o hidratante para rosto de acordo com as necessidades da pele e aplique-o sempre após limpar e tonificar.
  4. Finalize a etapa com um produto que tenha proteção solar, principalmente pela manhã. Não esqueça de aplicar o protetor também na região do pescoço.

5. Após os cuidados diários, siga sua rotina de maquiagem preferida – seja ela mais natural, seja colorida para o trabalho.

6. Repita as etapas de limpeza, tonificação e hidratação pela noite, começando pela remoção da maquiagem.

7. Invista em tratamentos noturnos para cuidar da pele do rosto enquanto você dorme.

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *