5 Dicas para incluir na sua Rotina de Hidratação Capilar

Fato: Quem já tem uma rotina de cuidados diários sabe que, às vezes, é preciso encaixar uma etapa aqui e outra ali, como a hidratação para cabelo. Aprender aos poucos o tempo que você tem e como utilizá-lo bem é quase um dom ? E, se preferir fazê-los à noite, então, a organização pede por mais praticidade e agilidade ? O jeito é encontrar máscaras de tratamento para ficar um minuto a mais no chuveiro e garantir a hidratação.

1. Invista em um pré-shampoo: O pré-shampoo é um produto altamente nutritivo, que ajuda a desembaraçar os fios e garantir maciez e brilho após a lavagem com o shampoo. Se você não dispõe de muito tempo para uma hidratação durante a semana, investir em itens de pré-cuidado com os fios é uma ótima alternativa. Apesar do nome, ele não é um substituto do shampoo, pois a formulação diferente não é tão emoliente, deixando a limpeza mesmo para a lavagem. Na correria do dia a dia, é bom ter produtinhos que cumprem mais de uma função, como o Óleo Nutrição e Brilho, de Plant. Como pré-shampoo, ele pode ser utilizado de uma a três vezes por semana, espalhado nos fios 5 minutos antes da lavagem. Se seu cabelo pede por umectações, ou seja, hidratações à base de óleos, então esse é um curinga no box <3 E ele também é ótimo para fazer uma misturinha com a máscara de tratamento que você já tem em casa, potencializando os efeitos de ambos os produtos.

Assim como qualquer produto para revitalizar as madeixas, evite o excesso. Quem lava o cabelo dia sim, dia não deve evitar usá-lo em todas as lavagens. Se você espaça mais a limpeza e tem cabelo cacheado ou crespo ele é ótimo para desembaraçar antes de entrar no banho e pode ser incluído nas lavagens. Fique atenta também às indicações de uso nas embalagens: Alguns produtos não devem ser utilizados no couro cabeludo, exceto em casos específicos. A raiz já é um lugar com maior oleosidade (mesmo em quem não tem cabelo oleoso). Então, todo cuidado é pouco.

2. Cuide também da lavagem dos fios: Apesar de nenhuma etapa poder ser substituída por outra, dobrar a atenção com a maneira como você lava seu cabelo ajuda a controlar os danos do dia a dia. O 1º passo é regular a temperatura da água: por mais gostoso que seja aquele banho bem quente, ele é inimigo da saúde capilar. Mantenha a temperatura morna e, se possível, finalize a lavagem com um jato de água fria. Outro ponto importante é escolher um bom shampoo e um condicionador de acordo com seu tipo de cabelo. Usar uma dupla que cuida das principais necessidades dele é meio caminho andado ? Nunca abra mão do condicionador. Nenhuma máscara de hidratação, ampola, óleo, pré-shampoo ou qualquer outro item pode substituí-lo. Ele é responsável por selar as cutículas dos fios, retendo a carga hidratante que você adicionou ali. Por fim, porém não menos importante, evite esfregar o cabelo molhado com a toalha. Isso aumenta o frizz e pode até quebrá-lo ? Seque com leves apertadas, de baixo para cima e, se tiver em casa, use uma toalha de microfibra ou uma camiseta velha de algodão.

3.  Procure por produtos de ação express: Precisa de uma hidratação para cabelo que não demande sair do banho para depois voltar? Então, sua saída é procurar máscaras de ação rápida. A Ampola Multibenefícios de Reparação Capilar, de Plant, é para ficar um minutinho no comprimento do cabelo, longe da raiz. Fortalece, reduz danos, repara pontas duplas e garante proteção térmica.

O Elixir Nutrição e Brilho, também de Plant, preenche a fibra capilar com exclusivo complexo de óleos sem pesar. E a linha SOU tem máscaras express para cada tipo de cabelo ou etapa do cronograma capilar (tudo em apenas um minuto).

4.  Separe um tempinho para uma hidratação mais poderosa: Um produto de ação rápida não é menos eficaz que um que precisa de mais tempo para agir. No entanto, dependendo do intuito da hidratação para cabelo, pode ser necessário investir em um tratamento mais demorado ou com mais processos. No caso da reconstrução, procedimentos térmicos são importantes para selar as cutículas e ajudar a repor os nutrientes perdidos. Por isso, não deixe de lado aquela máscara de 10, 20 ou 30 minutos: elas também são aliadas dos cuidados capilares.

5.  Fortaleça os fios contra as agressões diárias: A hidratação é um procedimento importante para devolver aos fios nutrientes perdidos, bem como água e oleosidade natural. Quando submetidos a tratamentos agressivos, como químicas, ou a secadores, chapinhas e modeladores de cachos, eles ficam ainda mais fragilizados. O segredo para ganhar mais tempo e espaçar as hidratações é cuidar deles no dia a dia. Combater a poluição, alimentar-se bem e corretamente, beber bastante água e sempre usar protetores térmicos são aqueles truques de sempre, mas imprescindíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *