Oque são famílias olfativas dos perfumes?

Você já parou para refletir sobre os perfumes que escolhe? Eles são sempre parecidos entre si? Isso pode acontecer porque você é fiel a fragrâncias da mesma família olfativa, um conjunto de essências que guardam semelhanças entre si. 

De acordo com a perfumista da Natura, Verônica Kato, apesar de continuarem preferindo perfumes da família floral, as brasileiras têm buscado fragrâncias que transmitam força.

Com a ajuda de Verônica, desvendaremos a seguir cada família olfativa – e exemplos de produtos dentro de cada uma delas.

 Florais: Uma das famílias mais ricas da perfumaria, a floral é autoexplicativa. Suas essências são feitas a partir do óleo extraído de flores como rosas, jasmins, lírios, magnólias e violetas.
As fragrâncias dessa família costumam ser marcantes e associadas à feminilidade.

 Amadeirados: 

Costumeiramente associados aos perfumes masculinos, essa família também está presente em fragrâncias femininas, normalmente acompanhada de flores. Também autoexplicativa, suas essências vêm de madeiras como sândalo, cedro e patchuli. Seus produtos costumam ser cheios de opulência e, por isso, vêm sendo procurados para transmitir poder. As fragrâncias dessa família costumam ser marcantes e associadas à feminilidade.

 Adocicados: 

Também conhecidas por serem compostas de notas orientais, as fragrâncias adocicadas têm essências fortes, como âmbar e baunilha. Seus aromas são elegantes, mas exigem cautela na aplicação, já que podem ficar enjoativos.

 Frutais: Assim como acontece com outras, o próprio nome dessa família mostra que ela é composta de aromas vindos das frutas. As mais comuns são maçã, cereja, frutas vermelhas, pêssego e laranja. As fragrâncias dela costumam ser bem-aceitas mesmo em períodos quentes, pois não são “cansativas”.

 Chipres: Essa família une o aroma cítrico ao de musgo ou amadeirado. Essências dessa classificação também combinam com florais e frutais. Luna é um exemplo disso.

As melhores fragrâncias você encontra na Perfumarjorie Rede natura… A melhor casa de Perfumarias do Brasil!!!

 

2 comments

    1. Que bom tia, a minha intensão é sempre ajudar todos os meus leitores (as).
      Beijos ?

      Carregando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *