Curiosidades, Dica

Escolhendo a Fragrância ideal

Você Sabia??? 

O ser humano é capaz de distinguir mais de 10 mil cheiros diferentes.

No mundo todo existem cerca de 2.500 matérias-primas disponíveis para a criação de fragrâncias.

A Natura entrou no mercado de perfumaria na década de 80, com a linha Águas.

Na hora de escolher um perfume para ser sua marca registrada e até mesmo para presentear alguém especial, alguns fatores devem ser levados em conta, como por exemplo: estilo de vida, intensidade da fragrância e ocasiões de uso. Mas sempre bate aquela dúvida específica na hora da escolha: Por quanto tempo vai durar a fragrância na pele?

bateu_saudade._nao_passe_vontade

Antes de Escolher a Fragrância que mais combina com você veja á Baixo algumas dicas que com certeza farão toda a diferença na hora da sua compra 😉

As Águas de Colônia, como a da linha Mamãe e Bebê, duram até 3 horas.

Os Deos Colônias mais leves e que proporcionam frescor, como os das linhas Águas e Tododia, duram até 5 horas.

Os Deos Colônia mais moderados/intensos, como os das linhas Kaiak, Humor, Sr N, Luna e outros, duram até 8 horas.

Os Deo Parfums, como os das linhas Essencial, Una, Ília e Natura Homem, podem durar até 10 horas.

É importante ressaltar que a duração da fragrância na pele de cada pessoa também depende de fatores como temperatura e hidratação corporal, tipo da pele e caminhos olfativos.

Curiosidades (Notas Olfativas): Cada caminho olfativo possui suas características aromáticas predominantes, por isso os perfumes são uma mistura de camadas e cheiros, que juntos criam uma combinação única, conhecida como nota olfativa. Olha só como funciona essa classificação:

Notas de Topo: é o cheiro que você sente imediatamente após aplicar uma fragrância na pele e que evapora rapidamente (em até 30 minutos).

Notas de Corpo: é o cheiro que começa a se destacar a medida que as notas de saída vão deixando de ser percebidas. As notas de corpo constituem o cheiro que em geral, mostra a personalidade da fragrância, podendo ser sentidas por cerca de até 4 horas.

Notas de Fundo: são as notas mais pesadas da fragrância, e que por isto, demoram mais tempo para se desprenderem da pele. Permanecem evidente ao olfato de 3 a 12 horas, dependendo do tipo de perfume. 

Depois de escolher a fragrância que mais combina com você, talvez queira descobrir, Como fazê-la durar mais”… E para isso, hábitos simples, como uma boa hidratação do corpo, fazem toda a diferença. Mas não para por aí. Para garantir que você sinta seu aroma favorito por muito tempo e desmistificar os boatos, desvendamos o que é mito e o que é verdade quando o assunto é fixação. 

guia_pratico_da_perfumaria_1

Veja agora, ” 7 Mitos & Verdade sobre Fixação”.

Existe fixador de perfume: MITO – Há quem acredite que exista uma substância fixadora específica na composição de determinadas fragrâncias, mas isso não é verdade. Elas são compostas basicamente por álcool, essência – também conhecida como óleo essencial – e água. O detalhe que faz o aroma permanecer por um longo tempo na pele é basicamente a concentração e a qualidade de cada um desses ingredientes, especialmente da essência.

A duração depende do tipo de pele: VERDADE  Alguns tipos de pele são, sim, beneficiados pela ação duradoura das fragrâncias. Esse é o caso das oleosas. Tudo isso porque o excesso de óleo e os poros mais dilatados, próprios desse tipo de pele, ajudam os ingredientes a penetrar com mais facilidade. Já quem possui uma tez seca nota o aroma se esvair com facilidade.

O tipo de fragrância influencia na fixação: VERDADE – Lembra o primeiro item, quando falamos que a concentração dos ingredientes interfere na fixação da fragrância? Pois é, isso é tão importante que até a nomenclatura do produto muda de acordo com esse detalhe. Na comparação, enquanto águas de cheiro e colônias têm baixa concentração de essência e, por isso, duram menos na pele, o deo parfum carrega uma dose um pouco maior do ingrediente e o parfum tem máxima concentração. Quanto mais essência, maior a intensidade e durabilidade.

Dependendo de onde é aplicada, a fragrância dura mais: VERDADE – As regiões do corpo com maior circulação de sangue são as mais quentes e, por isso, estratégicas na hora de fazer a fragrância durar por um longo tempo. Elas também carregam o benefício de exalar melhor os aromas. Não à toa, é sempre fácil sentir a fragrância no pulso, por exemplo. A área atrás das orelhas e as dobras do corpo, como as dos braços e das pernas, entram na lista das mais indicadas na hora de aplicar o produto.

release_0

O grau de hidratação da pele não importa: MITO – O fato de oleosa, que tende a ser mais emoliente, fixar melhor as fragrâncias, é a prova de que manter o corpo hidratado faz toda a diferença – especialmente, para quem tem uma tez seca. Quer potencializar o efeito? Abuse dos cremes hidratantes para o banho ou use seu preferido logo após deixar o chuveiro. A umidade da pele ajuda na absorção do produto. Logo em seguida, já aplique a fragrância. Vai fazer toda a diferença!

A fixação independe do caminho olfativo da fragrância: MITO – Famílias olfativas com aromas mais intensos têm duração maior, difíceis de passar despercebidas. Por isso, amadeiradas e florais costumam ter melhor desempenho. Já frutais e cítricas podem ser mais discretas quanto à durabilidade.

O lugar onde eu guardo meu produto não faz diferença: MITO – As fragrâncias precisam ser conservadas de acordo com as indicações do rótulo, assim como os cosméticos em geral. Se mantidas em locais muito quentes, elas podem perder seus efeitos. Então, evite o banheiro e, na dúvida, opte sempre por manter o item em um lugar fresco e seco! 

 

Deixe uma resposta